sábado, 24 de setembro de 2011

Rapa Nui - Fatos e Mitos

Fato: Rapa Nui é um destino maravilhoso para se conhecer.

Fato: Cavalos - Hoje em dia a ilha possivelmente possui mais cavalos que gente. Até 1993 eram o único meio de transporte na ilha, com a chegada de Kevin Kostner e sua equipe para a filmagem de Rapa Nui (1994), houve um grande aporte de dinheiro para os moradores, que trabalharam no filme e deu-se uma onda de consumismo, e chegaram os carros. Os cavalos foram trocados e boa parte deles vive livremente pela ilha, são marcados, tem donos, mas são considerados animais selvagens. Se reproduziram de tal forma que hoje ultrapassam os 5000, e é comum ver bandos de cavalos correndo. Achei graça quando aluguei o carro e medisseram para ter cuidado com eles, mas já houve acidentes por causa de turistas desatentos que atropelaram cavalos.





Mito: Rapa Nui foi habitada por ETs. Uma boa parte da história de Rapa Nui ainda é desconhecida, isso por que a escrita dos antigos Rapa Nuis, o Rongorongo, até hoje não foi completamente decifrada, e a dúvida deixa margem pra fantasia.

Escrita Rongorongo


Fato: A ilha é cara, sim, principalmente a alimentação, mas nada que um miojo não resolva, isso não é desculpa para não conhecer. Melhor ainda se a pousada tiver cozinha, como a minha. Pra quem faz uma parada em Santiago antes, vale fazer umas comprinhas. Eu levei, biscoito, chocolate, vinho, água e sopa em pó.

Mito: O povo Rapa Nui é atrasado. Mentira, eles conseguem aliar tradição e contemporaneidade, usam casacos North Face e a Takona (pintura corporal) com a mesma desenvoltura.






Mito: A ilha é precária. É claro que é difícil as coisas chegarem lá (o que acaba encarecendo), mas a Ilha tem uma boa farmácia, agência do Santander, caixa do Banco do Chile, internet, celular, escola, hospital e todo o mais.

Mito: Todo pascuense é Rapa Nui. Não, Rapa Nui é sangue, não basta nascer na Ilha. Somente se seus antepassados tem sangue Rapa Nui, você será um. Se tiver um filho (a) com um (a) Rapa Nui, sua criança será um. Os Rapa Nui hoje representam pouco menos de metade da população da Ilha.

Fato: Ecologia - No passado a superpopulação, associada a falta de manejo do ecossistema esgotou os recursos naturais da Ilha, levando a guerra por comida. Acredita-se que as árvores da Ilha foram retiradas para a locomoção dos Moais, e por isso existe um forte trabalho de reflorestamento. As condições climáticas, principalmente o vento, são dificultadores da implementação de culturas tropicais, como o coco e a fruta-pão. Mas ainda assim passei por várias fazendas, principalmente de goiaba e abacaxi.


Fato: Doenças tropicais - O nosso velho conhecido Aedes Aegypit também passa férias por lá, tem o nome de Nao Nao Tore.
______________________________________________________


Um comentário: