sábado, 21 de março de 2015

O destino

Bom, como todo mundo sabe, a Antártida fica no sul, rs...

Sempre fui fã dos livros do Amir Klink, velejador brasileiro, que já esteve algumas vezes na Antártida, inclusive com a família (o que deixa bem claro que pode ser um destino seguro). Vários de seus livros descrevem suas passagens pela Antártida, mas bati o olho uma frase dele esse ano que me fez pensar.


Antártida, também denominada no Brasil por Antártica, é o mais meridional dos continentes e um dos menores, com uma superfície de 14 milhões de km². Rodeia o polo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberta por enormes geleiras (glaciares), exceção feita a algumas zonas de elevado aclive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da península Antártica. 
"Antarctica" por Landsat Image Mosaic of Antarctica team - extracted from http://lima.nasa.gov/pdf/A3_overview.pdf. Licenciado sob Domínio público, via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Antarctica.svg#/media/File:Antarctica.svg

É o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e de maior indíce de ventos fortes do planeta. A temperatura mais baixa da Terra (-89,2 °C) foi registrada na Antártica, sendo a temperatura média na costa, durante o verão, de apenas -10 °C; no interior do continente, é de -40 °C. Muitos autores o consideram um grande deserto polar, pela baixa taxa de precipitação no interior do continente. A altitude média da Antártica é de aproximadamente 2000 metros. Ventanias com velocidades de aproximadamente 100 km/h são comuns e podem durar vários dias. Ventos de até 320 km/h já foram registrados na área costeira.
Juridicamente, a Antártica está sujeita ao Tratado da Antártida, pelo qual as várias nações que reivindicavam territórios no continente (Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido) concordam em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica.
Por esse motivo, e pela dureza das condições climáticas, não tem população permanente, embora tenha uma população provisória de cientistas e pessoal de apoio nas bases polares, que oscila entre mil (no inverno) e quatro mil pessoas (no verão). Dois destes assentamentos com uma população regular (incluindo crianças) são Villa Las Estrellas (do Chile) e Base Esperanza (da Argentina).
Abriga o Pólo geográfico Sul do planeta, a 90º de latitude S, e o polo magnético, cuja localização não é fixa. Apenas a península Antártida, com 1000 km de extensão, não está sempre coberta por gelo. O relevo é marcado pelos montes Transantárticos, prolongamento geológico dos Andes. Ela divide o continente em Antártida Oriental, com planíciescolinas baixas e a geleira Lambert (a maior do mundo), e Antártida Ocidental, com arquipélagos ligados pela cobertura de gelo permanente. As banquisas formadas por água do mar congelado se confundem com o contorno do continente.
A Antártica tem mais de 145 lagos que se encontram sob a superfície de gelo continental. O lago Vostok, descoberto abaixo da estação Vostok em 1996, é o maior deles. Acredita-se que o lago está selado pelo manto de gelo há 30 milhões de anos. Há também alguns rios no continente, o maior dos quais é o rio Onyx, com 30 quilômetros de extensão, que desagua no lago Vanda a 75 metros de profundidade.
Hoje, 29 países possuem bases científicas na Antártica: África do Sul (1)Alemanha (3)Argentina (7)Austrália (3)Brasil (1)Bélgica (1)Bielorrússia (1, em conjunto com a Rússia), Bulgária (1)Chile (5)China (4)Coreia do Sul (1)Equador (1)Espanha (2)Estados Unidos (5)Federação Russa (9),Finlândia (1)França (2)Índia (3)Itália (2)Japão (4)Nova Zelândia (1)Noruega (2)Peru (1)Polônia (1)Reino Unido (3)República Checa (1)Romênia (1)Suécia (2)Ucrânia (1) e Uruguai (1). 

A base brasileira, Comandante Ferraz, foi destruída por um incêndio em 2012 e está sendo reconstruída.

Um dado que eu particularmente acho muito interessante é o fato da área territorial da Antártida dobrar de tamanho no inverno, em função do acúmulo de gelo.
Fonte: Nasa
Oficialmente também não existem registros de que alguma civilização tenha ocupado o continente Antártico. (nota própria)

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%A1rtida