Bom, como todo mundo sabe, a Antártida fica no sul, rs...
Sempre fui fã dos livros do Amir Klink, velejador brasileiro, que já esteve algumas vezes na Antártida, inclusive com a família (o que deixa bem claro que pode ser um destino seguro). Vários de seus livros descrevem suas passagens pela Antártida, mas bati o olho uma frase dele esse ano que me fez pensar.
A Antártida, também denominada no Brasil por Antártica, é o mais meridional dos continentes e um dos menores, com uma superfície de 14 milhões de km². Rodeia o polo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberta por enormes geleiras (glaciares), exceção feita a algumas zonas de elevado aclive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da península Antártica.
"Antarctica" por Landsat Image Mosaic of Antarctica team - extracted from http://lima.nasa.gov/pdf/A3_overview.pdf. Licenciado sob Domínio público, via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Antarctica.svg#/media/File:Antarctica.svg
É o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e de maior indíce de ventos fortes do planeta. A temperatura mais baixa da Terra (-89,2 °C) foi registrada na Antártica, sendo a temperatura média na costa, durante o verão, de apenas -10 °C; no interior do continente, é de -40 °C. Muitos autores o consideram um grande deserto polar, pela baixa taxa de precipitação no interior do continente. A altitude média da Antártica é de aproximadamente 2000 metros. Ventanias com velocidades de aproximadamente 100 km/h são comuns e podem durar vários dias. Ventos de até 320 km/h já foram registrados na área costeira.
Juridicamente, a Antártica está sujeita ao Tratado da Antártida, pelo qual as várias nações que reivindicavam territórios no continente (Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido) concordam em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica.
Por esse motivo, e pela dureza das condições climáticas, não tem população permanente, embora tenha uma população provisória de cientistas e pessoal de apoio nas bases polares, que oscila entre mil (no inverno) e quatro mil pessoas (no verão). Dois destes assentamentos com uma população regular (incluindo crianças) são Villa Las Estrellas (do Chile) e Base Esperanza (da Argentina).
Abriga o Pólo geográfico Sul do planeta, a 90º de latitude S, e o polo magnético, cuja localização não é fixa. Apenas a península Antártida, com 1000 km de extensão, não está sempre coberta por gelo. O relevo é marcado pelos montes Transantárticos, prolongamento geológico dos Andes. Ela divide o continente em Antártida Oriental, com planícies, colinas baixas e a geleira Lambert (a maior do mundo), e Antártida Ocidental, com arquipélagos ligados pela cobertura de gelo permanente. As banquisas formadas por água do mar congelado se confundem com o contorno do continente.
A Antártica tem mais de 145 lagos que se encontram sob a superfície de gelo continental. O lago Vostok, descoberto abaixo da estação Vostok em 1996, é o maior deles. Acredita-se que o lago está selado pelo manto de gelo há 30 milhões de anos. Há também alguns rios no continente, o maior dos quais é o rio Onyx, com 30 quilômetros de extensão, que desagua no lago Vanda a 75 metros de profundidade.
Hoje, 29 países possuem bases científicas na Antártica: África do Sul (1), Alemanha (3), Argentina (7), Austrália (3), Brasil (1), Bélgica (1), Bielorrússia (1, em conjunto com a Rússia), Bulgária (1), Chile (5), China (4), Coreia do Sul (1), Equador (1), Espanha (2), Estados Unidos (5), Federação Russa (9),Finlândia (1), França (2), Índia (3), Itália (2), Japão (4), Nova Zelândia (1), Noruega (2), Peru (1), Polônia (1), Reino Unido (3), República Checa (1), Romênia (1), Suécia (2), Ucrânia (1) e Uruguai (1).
A base brasileira, Comandante Ferraz, foi destruída por um incêndio em 2012 e está sendo reconstruída.
Um dado que eu particularmente acho muito interessante é o fato da área territorial da Antártida dobrar de tamanho no inverno, em função do acúmulo de gelo.
Oficialmente também não existem registros de que alguma civilização tenha ocupado o continente Antártico. (nota própria)
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%A1rtida