Hoje tomei a melhor decisāo da viagem, aluguei o carro que o Alvaro me ofereceu. Sabe aquela sensaçāo de fazer tudo no seu tempo, sem pressa, isso se eu nāo tivesse tanto ainda pra ver...
Fui direto pra Orongo, obrigaçāo inadiável. Já estava na metade do caminho quando lembrei que o museu só fica aberto até as 12:30. Volta tudo, rumo ao museu.
O museu é bem legal, conta um bocado da história Rapa Nui, custa 1000 pesos e só dá desconto pra quem tem a carteirinha interrnaciomal. Bem simples, com muitos painéis e poucas peças, na verdade as peças estão espalhadas pela ilha, um museu ao ar livre. Rapa Nui é como uma Disneylandia, só que de verdade, cada pedra tem um significado. É como se não existisse nenhuma coisa sem um semtido histórico na Ilha.
Os vigias do museu |
Moai Kava Kava |
De lá toca pra Orongo de novo, eu e meu Ecosport.
Antes, algumas paradas importantes...
- Ana Kai Tangata - Ana significa caverna, e esta é uma caverna pertinho de Hanga Roa que ainda preserva pinturas rupestres.
Pinturas rupestres |
Vista de dentro da caverna |
Subi até a cratera do Rano Kau, acho que a imagem mais impressionante que já vi na vida. A resposta àqueles todos que me perguntaram porque subir um vulcão. A cratera consiste em um espaço que deve caber uns 4 Maracanãs, e no fundo um lago de agua doce, com um desenho que lembra um mapa mundi. Hoje existe uma estrutura de canalização que capta esta água para o abastecimento de Hanga Roa.
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Rano Kau é um vulcão extinto com 324 m de altura, no sudoeste de Rapa Nui. A cratera possui 1600 metros de diâmetro e 200 metros de profundidade.
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A vila de Hanga Roa vista do alto do Rano Kau |
A parte quebrada da cratera corresponde a por onde a lava foi expelida durante a erupção |
Petroglifo junto ao Rano Kau |
Final da trilha de subida do Rano Kau |
Após me deliciar com a vista do Rano Kau, segui para a vila de Orongo, um pouco acima da cratera. A explicação geológica para uma cratera tão ampla é que provavelmente uma grande explosão arrancou o tampo do vulcão.
Antigas casas de Orongo |
Vila cerimonial de Orongo |
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Orongo é uma vila cerimonial localizada no sudoeste da Ilha de Páscoa, à margem da cratera do vulcão Rano Kau. Lá realizavam-se os primeiros rituais da corrida do ovo e do culto ao homem-pássaro.
Usualmente os arqueólogos dividiram a vila em três complexos. O primeiro abriga um pequeno sítio cerimonial (ahu) e petróglifos do deus Make-Make. O segundo possui cerca de cinqüenta estruturas retangulares e ovais construídas com basalto; de acordo os pesquisadores são casas e num desses abrigos foi encontrado o moai Hoa Hakananai'a. No terceiro complexo há oito estruturas de pedra sobre um pequeno pátio com petróglifos.
Atualmente, Orongo tem status de Patrimônio Mundial por pertencer ao Parque Nacional Rapa Nui.Hoa Hakananai'a é um moai exposto no Museu Britânico, em Londres. Seu nome provém da língua rapanui e significa aproximadamente "amigo oculto ou roubado". Ele foi removido da vila Orongo, Ilha de Páscoa, em 7 de novembro de 1868 pela tripulação do navio inglês HMS Topaze, e aportou em Portsmouth em 25 de agosto de 1869.
Hoa Hakananai'a é um dos dezesseis moais que foram talhados no basalto, uma rocha mais rígida que o tufo geralmente usado nas outras estátuas. Esse grande exemplar de quatro toneladas e 2,5 metros de altura foi removido de seu sítio original por trezentos marinheiros e duzentos nativos com o auxílio de cordas e guindastes.
A proporção da cabeça para o torso é de aproximadamente 3:5. Originalmente o encaixe dos olhos fora preenchido com corais e obsidianas e o corpo pintado de branco e vermelho, todavia a sua pintura foi apagada pela água do oceano.
Seu dorso foi ricamente decorado com entalhes do homem-pássaro e remos cerimoniais. Estes detalhes fazem do Hoa Hakananai'a um moai especial e que pode representar o elo entre a antiga adoração aos ancestrais e novo culto ao homem-pássaro.
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De Orongo se avista os Motus, pequenas ilhotas (aquelas que eu pretendia ter ido de bote, mas o mar não deixou), que estão ligadas a lenda do homem pássaro. São 3 pequenas ilhas, Motu Nui (a maior, que na verdade é o cume de um vulcão que está abaixo do mar), Motu Kao Kao (a menor) e Motu Iti. Motu significa pedra em Rapa Nui.
Meio a meio |
Muito vento |
Nos ilhotes era onde uma espécie de gaivota pascuense chamada “manutara” construía o seu ninho. Segundo a lenda, Hotu Matu'a era quem mandava os pássaros para lá, na primavera...
O culto ao homem-pássaro, celebrado anualmente, reconhecia o deus Hotu Matu'a e venerava a fertilidade representada pelo ovo da ave. A cerimônia consistia também na competição entre os chefes das distintas linhagens que disputavam o título de Tangata Manu (homem pássaro) entre si.
Jovens selecionados dos clãs deviam passar por muitos obstáculos como: descer de um penhasco com mais de 300 metros de altura, nadar quilômetros pelo mar infestado de tubarões, apanhar um ovo do ninho de tal ave migratória, nadar de volta à ilha, escalar o mesmo rochedo e, regressando com o ovo intacto, ainda tinha que ser o primeiro a apresentar o ovo aos anciões da tribo.
Então, o novo e sagrado homem-pássaro (o mais respeitado membro da comunidade), reinaria na ilha até a primavera seguinte. Pintado de branco e vermelho era coberto de regalias e obtinha privilégios econômicos para todo o seu grupo.
O ovo da vitória era colocado sobre a sua casa representando o “mana” que faria mais abundantes os escassos alimentos da ilha.
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Petroglifo |
Ao fundo, petroglifos do Homem pássaro |
De lá segui para o centro da Ilha, onde está o Ahu Akivi. Este grupo de moais é bem peculiar, é o único no centro da Ilha e o único voltado para o mar (todos os outros moais estão de costas para o mar). Segundo a tradição ele representa os 7 jovem desbravadores que primeiro chegaram a Ilha para fazer o reconhecimento, antes da vinda do rei Hotu Matu'a. Está astronomicamente orientado, seus moais olham diretamente para o por do sol durante os equinócios. Há quem diga que eles olham o mar com saudade de Hiva (a ilha de onde vieram os primeiros habitantes).
A viagem pelo interior da Ilha é bem interessante, pois se vai margeando as fazendas. Próxima parada: Puna Pau.
Puna Pau é um centro vulcânico, onde eram talhados os Pukao (chapéu avermelhado dos moais). Ainda hoje restam por lá cerca de 20 "pukao" enormes, muito maiores que os encontrados nos moais, pois eles só eram terminados no local de colocação no moai. Alguns desses "pukao" apresentam petroglifos de canoas e signos tribais. Pode-se ver por lá também a cratera de onde era retirado o material para os "pukao" e um mirante de onde se pode ver Hanga Roa, a vila.
Pukao |
Subida para o mirante |
Vista da vila |
Fazendas |
Mais Pukao |
Vista de Puna Pau quase chegando no mirante |
Trabalho de reflorestamento da CONAF |
A água linda, azul, transparente e... gelada, mas nada que a gente não acostume. Aliás a água aqui tem uma cor maravilhosa.
Fiquei lá, molhando e secando, até cansar.
Ahu Nau Nau |
Ahu Nau Nau, na praia de Anakena |
Ahu Ature Huki |
Chegando na praia |
Anakena |
Anakena |
Anakena |
De volta a vila, dei uma paradinha pra fotografar um Ahu, que me chamou atenção pela história. Mais ou menos assim, sabe o moai que tava aqui? Pois é, tá num museu na Europa. è o Ahu O Rongo, era um centro cerimonial importante e um dos Ahu mais antigos, sobrou só a plataforma, o moai foi levado da ilha em 1935 e hoje está no Museu de Arte e História da Bélgica.
Ahu O Rongo |
Depois do show o Álvaro (dono da pousada) me convidou pra uma cerveja, fomos ao Kaimana, onde ele me contou muitas histórias, e depois ao Marau, onde encontramos 3 amigos dele. Foi uma situação inusitada, porque eu era a única não Rapa Nui na mesa, uma noite muito divertida e agradável, só me arrependi de não ter tirado nenhuma foto.
De volta ao hostel, a missão era colocar tudo dentro da mala, mas até que foi fácil.