quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dia 2

Levantei as 6:30 e estava completamente escuro (só clareou pelas 7:30), quando olhei o termômero, -4, aí o psicológico pesou, que vontade de voltar pra cama. Mas, passeio tratado e pago, nāo tem jeito, vamos lá, rumo as Lagunas Altiplânicas. Fui pescando de sono até lá, tomando cuidado pra nāo babar em Mateo, o francês que sentava ao meu lado.
Primeira parada, Laguna Chaxa, em pleno Salar do Atacama. Um lugar belissimo, habitat de três espécies de flamingos, que ficam lá, com as patinhas na água gelada. E por falar em gelada, que frio! Minhas duas meias de lā nāo dam conta do recado dentro das botas. Obsevamos o vulcāo Lascar (ainda ativo) e tomamos o "desayuno" preparado por Pedro o motorista. Nunca um chazinho caiu tāo bem.
De lá fomos para Laguna Miscanti, que está coberta de neve, por conta da nevasca dessa semana.
Igualmente linda, mas sem tantas aves. A laguna fica dentro de um povoado indigena atacamenho, e fomos até lá conhecer a igreja de Socaire (o povoado). Na laguna quase morri pra subir uns 500m, mas também, a 4300 m de altitude...
Na volta fomos a Toconao, outro povoado que tambèm tem uma igreja de cerca de 1500 - 1600. 
De volta San Pedro, fui resolver algumas coisas e fui ao museu arqueológico, que mostra o desenvolvimento da cultura atacamenha. Passei na feirinha e comprei balas e folhinas de coca.
De noite nāo consegui vaga no tour astrônomico, jantei com Rafa e Camila um " churrasco a los pobres" delicioso e uma sobremesa enorme. Voltei para o hotel, comprei uma mini garrafa de vinho e fui arrumar minhas coisas. Agora serāo 3 dias sem internet. 
:(






Um comentário: