sexta-feira, 3 de abril de 2015

Nosso itinerário


25 de Março: Ushuaia, Argentina.
26 de Março: Pasagem de Drake.
27 de Março: Pasagem de Drake. Convergência Antártica.
28 de Março: Canal Lemaire. Islas Argentinas. Base Ucraniana Verdnasky, casa “Wordie”
29 de Março: Estrecho de Gerlache. Bahía Dorian. Desembarco continental bahía Paraíso.
30 de Março: Canal Errera, isla Cuverville.
31 de Março: Isla Decepción, bahía Balleneros. Islas Shetland del Sur, isla Media Luna.
01 de Abril: Pasagem de Drake.
02 de Abril: Pasagem de Drake.
03 de Abril: Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina.
Distância total navegada: 1554 milhas náuticas.










Curiosidades: O MV Ushuaia é um navio com 88 metros de comprimento por 16 metros, comporta 88 passageiros em 46 cabines. Foi construído em 1970 como um navio de pesquisa americano, e posteriormente reformado para o turismo. A equipe a borbo consiste em 38 pessoas.

Um fator foi determinante pra que eu escolhesse este navio, o número de pessoas. Na Antártida é permitido o desembarque de apenas 100 pessoas por vez, então se você está em um barco grande é feito rodízio de pessoas no desembarque, e era isso que eu não queria.

Viagens à Antartida são realizadas de outubro a março, o verão austral. Dependendo da época animais diferentes, e em diferentes estágios são avistados.

A minha foi a última viagem da temporada 2014/2015 e de fato  tivemos que alterar um pouco o itinerário, em virtude do gelo que vai se formando, o que acarreta perda de segurança no desembarque e também o risco de passarmos com o bote e não conseguirmos voltar. Desta forma o capitão optou por desembarcar em outro lugar... mas nada que diminuísse a beleza da viagem.